O livro “No Coraçao do Mar“, conta a saga do baleeiro Essex, de Nantucket, USA, então centro mundial da pesca à baleia. Em 1820, quando estavam a cerca de mil milhas a Oeste das ilhas Galápagos, em pleno Pacífico, longe de tudo e de todos, o navio é abalroado e afundado por um cachalote de 26 metros, enfurecido.
A tripulação apressada pega o que consegue, e embarca em três botes. Durante três meses enfrentam provações insuportáveis.
Entre elas, tirar a sorte e escolher quem deveria ser comido pelos companheiros. Um desastre que abalou o mundo na época, reconstituída pelo historiador Nathaniel Philbrick.
“Embora os instintos do capitão Pollard fossem corretos, faltou-lhe caráter forte para impor sua vontade aos dois jovens oficiais. Em vez de velejar para o Tahiti, rumo à salvação, partiram numa viagem impossível, vagando pelo deserto de água do Pacífico até que a maior parte deles tivesse morrido.”
“A fatalidade do Essex não é uma história de aventura. É uma tragédia que constitui também uma das maiores históricas verídicas já narradas.”
Titulo: No coração do Mar
Autor: Nathaniel Philbric
Editora: Companhia das Letras